domingo, 20 de setembro de 2015

Ensino Híbrido : O que é?




Nuvem de palavras: Ensino Híbrido



O ensino híbrido também chamado de "blended learning",  é a mistura de um ambiente de aprendizado presencial com algum tipo de aprendizado virtual. O  aluno estuda sozinho - em geral em ambiente virtual - e em grupo, quando interage com seus colegas e o professor. 

Há  diversas maneiras de adotar o ensino híbrido:


Rotação:


É aquele no qual, dentro de um curso ou matéria os alunos revezam entre modalidades de ensino, em um roteiro fixo ou a critério do professor, sendo que pelo menos uma modalidade é a do ensino online. Outras modalidades podem incluir atividades como as lições em grupos pequenos ou turmas completas, trabalhos em grupo, tutoria individual e trabalhos escritos.  


O modelo de Rotação tem quatro submodelos:


1. Rotação por Estações: Os alunos revezam dentro do ambiente de uma sala de aula
2. Laboratório Rotacional: Os alunos são divididos em dois grupos. A rotação ocorre entre a sala de aula e um laboratório de aprendizado para o ensino online.
3.Sala de Aula Invertida: A rotação ocorre entre a prática supervisionada presencial pelo professor (ou trabalhos) na escola e a residência ou outra localidade fora da escola para aplicação do conteúdo e lições online.

4. Rotação Individual: Difere dos outros modelos de Rotação porque,  em essência, cada aluno tem um roteiro individualizado e, não necessariamente, participa de todas as estações ou modalidades disponíveis.

Flex:


A plataforma online é a espinha dorsal desse tipo de ensino. Professores estão por ali, em maior ou menor proporção, tirando dúvidas que apareçam pessoalmente, para cada um ou para grupos pequenos. 


Modelo A La Carte:


É aquele no qual os alunos participam de um ou mais cursos inteiramente online, com um professor responsável online e, ao mesmo tempo, continuam a ter experiências educacionais em escolas tradicionais. Os alunos podem participar dos cursos online tanto nas unidades físicas ou fora delas.


Modelo Virtual Enriquecido:


É uma experiência de escola integral na qual, dentro de  cada curso (ex: matemática), os alunos dividem seu tempo entre uma unidade escolar  física e o aprendizado remoto com acesso a conteúdo e lições online.



Referências:

CHRISTENSEN, Clayton M.; HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva? 2013. Traduzido para o Português por Fundação Lemann e Instituto Península. Disponível em: < http://porvir.org/wp-content/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final.pdf >. Acesso em: 20 set. 2015.

PORVIR. Ensino híbrido: É a combinação do aprendizado online com o offline. 2013. Http://porvir.org/ensino-hibrido-ou-blended-learning/. Disponível em: < http://porvir.org/ensino-hibrido-ou-blended-learning/ >. Acesso em: 20 set. 2013.


ZENTI, Paula Ribeiro e Luciana. Entenda o que é o ensino híbrido e como colocá-lo em prática. 2014. Disponível em: < http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/211/ensino-hibrido-dois-em-um-330335-1.asp >. Acesso em: 20 set. 2015.


Para se aprofundar:  


BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: Personalização E Tecnologia Na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 272 p.


HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: Usando a Inovação Disruptiva para Aprimorar a Educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 320 p.


Curso: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO : Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação :
1. Instituto Singularidades: http://isesp.edu.br/ensinohibrido/curso/
2. Veduca: http://www.veduca.com.br/cursos/extensao/ensino-hibrido-personalizacao-e-tecnologia-na-educacao